Trending

Análise: Storm Boy

Storm Boy, é uma adaptação para videogame da história infantil cult escrito por Justin Monjo, Colin Thiele, popular em muitos países de língua inglesa. Adaptação cinematográfica de 1976 que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Australian Academy of Cinema and Television Arts Awards (AACTA Awards). A adaptação do videogame foi tão boa? Nós vamos descobrir.


Storm Boy é um jogo simples e rápido para ser finalizado, não leva mais do que algumas horas, eu joguei no Xbox One S, finalizei o jogo + todas as conquitas em 1h43m, recomendavél para quem é caçador de conquistas e todas são bem fáceis, toda a jogabilidade consiste em passar 9 minijogos e ler fragmentos do livro original ao longo do caminho.

Storm Boy tenta focar a atenção do jogador na história, ambiente e atmosfera. Há muitos exemplos desses jogos: ABZU, Journey, Rime... Todos eles são feitos em um belo estilo visual indie e parecem bastante atraentes. Storm Boy involuntariamente pertence à mesma categoria, apenas todos os projetos acima cativam o jogador a assistir a história até o fim, graças aos elementos do jogo bem apresentados. Eles podem não usar as mecânicas mais sofisticadas, mas junto com a história, os jogadores ganham um jogo equilibrado. Todos os elementos estão bem equilibrados.

Os desenvolvedores decidiram seguir o caminho de menor resistência, para equilibrar adequadamente os componentes, não vamos criticar a escolha dos criadores, mas sim tomá-la como uma característica do jogo. No final, este projeto em particular não se propôs a seduzir apenas a jogabilidade. O personagem se move por pequenos locais e quando vê uma janela que aparece, ele pode clicar nela e iniciar um minijogo. 


Por exemplo, à sua frente está um pedaço do mar, uma jangada caseira e a oportunidade de mergulhar na água. Parece uma oportunidade infinita de coletar objetos do fundo, pegar peixes e caranguejos com as mãos ..., porém não é bem assim não, você só pode mergulhar, nadar debaixo d'água e flutuar de voltar.

Há muitos exemplos assim. Uma coisa é boa: em alguns minijogos, você ainda recebe uma tarefa. Por exemplo, cave uma centena de conchas na areia da praia. Há cem no contador de conchas e não há sinal de que completei a tarefa. 


Há também mini-jogos necessários para o enredo. De repente, em um deles tudo está em ordem tanto com a tarefa quanto com a motivação do personagem. Não se torna bom com isso, mas foi dado um passo em direção a um resultado satisfatório. Este jogo é sobre como um pelicano tenta evitar rajadas de vento, alcançando uma extremidade da corda para afogar marinheiros. Para uma criança, é moderadamente difícil e, nesse caso, o jogo oferece a você ignorá-lo.

Lembre-se do que foi dito no início da análise - este não é um jogo simples, "uma adaptação para videogame de um livro infantil". Se já existiam projetos semelhantes antes, certamente não encontraram o grande público. E assim a Blowfish Studios decidiu experimentar um nicho. Tornamos o projeto o mais simples possível em termos de componente de jogo. Um jogo com uma boa história sobre valores da vida, que, se não te fizer pensar em algo importante, certamente deixará uma marca na sua memória.

Storm Boy é um menino com um destino difícil, que sofreu a morte de sua mãe e agora vive com seu pai. No jogo, o menino nunca recebeu um nome, deixando apenas um apelido falado. Um dia na praia, ele encontra um ninho de pelicano com filhotes. Junto com o pai, eles criam filhotes e os soltam na natureza. O favorito do menino, Percival, volta e fica com a família. Muitas vezes nos é mostrado o carinho do pelicano e do protagonista em minijogos que funcionam bem para a história. Eles jogam bola juntos, flutuam em uma jangada, deslizam por um escorregador de areia em um papelão... Aproveitem a vida. Eles estão sempre juntos e se entendem. 

A história não pode prescindir da tragédia - Percival morre nas mãos de um caçador de patos. Este é um final emocionante para a história, causando uma poderosa tempestade de emoções ao jogador. Um mais um mini-jogo lindo com um final feliz Percival e Storm Boy são amigos inseparáveis.


Vale a pena?

Storm Boy agrada com uma excelente combinação de música de fundo que dá o clima certo, cores apropriadas e belos gráficos minimalistas. Tudo junto cria uma sensação despreocupada do oceano sem fim, ao qual você deseja retornar vez após vez, é uma experiência simples e adequada para um público jovem, especialmente com um adulto ao lado. É muito mais como um livro de histórias interativo do que uma experiência de jogo e mantém tudo simples e curto, Storm Boy é um bom jogo para iniciantes.



Geovane Resende

Fã de Automobilismo, host do Podcast Fala Gamer Cast, Player Nº1 desde 1995 no Turbo Game CCE. Geek, Nerd, anos 80/90. iPod: Classic Rock, Rock POP - Twitter: @Geovane_Resende

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads